As meias, os meios e as mídias do Ministro

Evoé! Evoé! Evoé! clamava José Celso Martinez Corrêa ao saudar, com uma taça de vinho tinto, o início do Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira.

Baco e outros deuses e orixás atenderam ao chamado e estiveram conosco nos últimos quatro dias. Circularam pelos galpões da Cinemateca Brasileira. Fizeram fervilhar nossos cérebros. Facilitaram a conexão e iluminaram os contatos, recados, carinhos, pensamentos e ideias que trocamos. Todo mundo junto e remixado. Seres humanos resignificados. Com música. Muita música.

Vídeos, fotos e textos foram disparados rede afora e incluíram milhares de pessoas nas conversas dos auditórios. Geraram terabytes de informações. Um importante acervo multimídia sobre o processo de construção de uma política pública para a cultura digital brasileira nos próximos anos.

O Fórum deixa importantes definições e uma agenda política para o MinC, com tarefas hercúleas como o marco legal da Internet; a discussão da Lei do direito autoral; um plano nacional de banda larga e outro para digitalização de acervos.

No encerramento do “espaço físico do ciberespaço”, como Cláudio Prado nomeou o Fórum, o Ministro da Cultura usou todos os meios disponíveis, mostrou as meias e falou mal da televisão aberta. Também deu o mote para o melhor trocadilho do evento, outro de Cláudio MacLuhan Prado, super tweetado no mundo virtual: “a meia é a mensagem”.

O Ministro, a meia, os meios, a mídia, a massa, a maldita televisão.

O que fica é a memória. Aquilo que é preciso organizar e preservar para as futuras gerações. A prova irrefutável do processo participativo de construção da política que queremos para a cultura digital. Não podemos permitir que se perca na pressa, ou que seja engolida pela pressão eleitoral.

Anúncios

7 Responses to As meias, os meios e as mídias do Ministro

  1. josemurilo disse:

    que ótima descrição!
    grato.

  2. […] Claudio Prado, um dos idealizadores do Fórum, resumiu o encontro na belíssima Carta da Cultura Digital Brasileira, lida por ele na (des)cerimônia de encerramento, que teve a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e suas meias coloridas. […]

  3. Rogério disse:

    ( esse vale, o outro errei o cáulculo…)

    Forum+Da+Cultura+Digital+Brasileira= FDCDB

    memória+acervo=futuro+FDCDB

    FDCDB – silêncio = presente

    expectativa+possibilidade = FDCDB + silêncio
    futuro 2

    Por isso:

    Discurso-prática=cinemateca

    onde se conclui que:

    FDCDB +prática-silêncio = futuro+acervo

    logo,

    FDCDB + prática- discurso = longo caminho

    FDCDB = prática + longo caminho.

  4. […] por lá também pode se encontrado na rede, em vários blogs que escreveram sobre o assunto como  Amiga Jane e A Unidade Móvel,  e certamente há outros para quem quiser se informar, além do próprio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: