Não votou? Melhor pagar a multa

Eu gosto de votar. Votaria se não fosse obrigatório. Votei em todas as eleições, desde que me entendo por gente.
Na última eleição municipal, não consegui votar. Estava em Cantagalo e não cheguei a tempo na minha zona eleitoral, a quarta do Rio de Janeiro.
Fiquei preocupada. Se você não está em dia com o TRE, não pode renovar passaporte. Sem passaporte, eu me sentiria aprisionada em solo pátrio.
Semana passada, depois de consultar o site e imprimir o requerimento de justificativa, me muni dos documentos comprobatórios e marchei para a zona eleitoral mais próxima.
Fui atendida por um rapaz muito simpático e falante. Foi logo explicando que eu não poderia justificar a ausência porque o sistema ainda não tem a indicação de quem votou e quem não votou. Ou seja, a ASE: Anotação do Sistema Eleitoral não está atualizada. Enquanto isso não acontece, nada pode ser feito.
Quando pegou meu título, o funcionário percebeu que aquela onde eu estava não era a minha zona eleitoral. Para justificar o voto, eu teria que ir para a minha zona, no Jardim Botânico, ou providenciar cópia de toda a documentação para ser enviada pelo Correio pelo próprio TRE.

Depois da explicação, funcionário foi logo aconselhando:

– Se eu fosse a senhora, pagava a multa. Vai sair mais barato para o seu bolso e para o Pais.

– Como assim, “para o País”? – perguntei.

– É que daqui de Copacabana, vamos ter que enviar seus documentos para o Jardim Botânico, pelo Correio, e o juiz eleitoral de lá, vai ter que enviar sua decisão para a sua casa. Somando as despesas de Correio, mais despesas de fotocópia, vai custar uns dez Reais. A multa custa só três Reais e o certificado sai na hora.

– Está bem – eu disse. Pago agora, então.

– Ah, não pode – disse o rapaz. Temos que esperar que o sistema esteja atualizado, com a ASE, o que só vai acontecer mais ou menos duas semanas depois do segundo turno.

Ou seja, não votei, não posso justificar, não posso pagar a multa.

E o site do TRE continua dando informações incompletas para a população.

Passada a tempestade, tudo volta ao Anormal.

6 Responses to Não votou? Melhor pagar a multa

  1. debora disse:

    ola,
    Vc conseguiu pagar a multa? Pode ser em qualquer cartorio eleitoral ou precisa ser da onde vc mora ou na sua zona eleitoral??
    E’ so pagar, ou tem que voltar la pra entregar ou buscar algum doc???
    Obrigadinha!

  2. Douglas disse:

    Pode justificar em qualquer zona eleitoral, por exemplo, de outra cidade? Ou tem que ser exatamente na zona de seu título?

  3. Boa tarde!

    Jane, sou do Catete/RJ, mas meu titulo é de Maricá.
    Infelizmente, não pude votar pra presidente no 2º turno, sabe me dizer como eu faço para pagar a multa? Tem como eu imprimir algum boleto na internet para pagar os R$3,50?

    Abraços,
    Fernando

Deixe um comentário

